Buscar
  • TopCar

SISTEMA DE FREIOS EM DIA GARANTE CONFORTO E SEGURANÇA

Um dos componentes mais importantes do carro, o sistema de freios é composto por diversas peças, e tem como função promover a parada eficiente do veículo com conforto e segurança. Mas com o tempo e condições de uso os itens do sistema podem apresentar desgaste, por isso é preciso estar atento a ruídos, vibrações, pedal baixo, pedal duro e sinal de advertência no painel, pois são claros sinais de problemas.


O ideal é que a manutenção seja feita nas pastilhas, lonas, discos e tambores. Neste texto apresentamos algumas dicas e cuidados que você deve ter para manter o bom funcionamento dos freios do seu veículo.


- Evite freadas bruscas


Frenagens bruscas aumentam a chance de empenamento do disco e fazem com que os freios se desgastem mais rapidamente. Mantenha a atenção no trânsito e na direção para frear de forma sutil.

- Aprenda a usar o freio motor


Quando estiver em declives, mantenha o veículo engrenado. Essa prática limita a aceleração do veículo, alivia os freios e também diminui o consumo de gasolina.


- Cuide do fluido de freio


Trata-se de um óleo sintético que circula pela tubulação do sistema e transmite a pressão que aciona as lonas e pastilhas contra os tambores e discos dentro do funcionamento do sistema de freios. Esse óleo deve ser verificado no mínimo mensalmente e, dependendo do modelo do veículo, recomenda-se que a substituição total seja feita anualmente ou a cada 10.000 km rodados.


- Atenção às pastilhas e discos


Se uma luz acender ou a luz do freio de mão no painel piscar, é sinal de que as pastilhas estão bastante gastas, próximas de acabar ou que há algum vazamento do fluido de freio. Caso seja necessário trocar as pastilhas, a recomendação é verificar se é necessário substituir também os discos.


Além disso, fique atento aos sinais do carro. Alguns sintomas que podem indicar falhas são chiados ao frear, falta de potência nos freios e luzes no painel.

18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp_ambiente.webp