Buscar
  • TopCar

RAZÕES PARA ANDAR COM O PNEU CALIBRADO SEMPRE

Para garantir a segurança, economizar e evitar o desgaste excessivo de peças, todo motorista precisa saber a importância de calibrar os pneus do veículo. Um cuidado simples e que pode ser atendido de maneira rápida e prática em qualquer posto de combustível.

O índice ideal de calibragem varia de acordo com diversos fatores, como o tamanho deles e o peso do veículo. Geralmente, é indicada pelo fabricante no manual de instruções e também pode estar inscrita na porta do motorista ou na tampa do tanque de combustível.


Confira algumas razões para manter o pneu do seu carro sempre calibrado.


◉ Segurança primeiro lugar

Se os pneus estiverem com pouca ou muita pressão, a dirigibilidade é afetada, tornando-se lenta se os pneus estiverem com pouca pressão e perigosos se estiverem com muita pressão, especialmente se você estiver fazendo curvas em alta velocidade. Distância de parada, aderência de frenagem e estabilidade direcional são afetadas.


◉ Economia de combustível

A calibragem dos quatro pneus garante a melhor distribuição do peso sobre as rodas para que a área de rodagem seja mais uniforme. Com isso, gasto de combustível é menor. Por sua vez, quando incorreto, a deformação é maior e gera resistência, o que aumenta o consumo.


◉ Redução do desgaste prematuro

Conferir os pneus, dando uma boa olhada periodicamente, é a melhor maneira de saber se há um desgaste prematuro. Em caso de falta de calibragem, o desgaste é maior nas extremidades ou na parte central.

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp_ambiente.webp