Buscar
  • TopCar

PARE HOJE MESMO DE “DESCANSAR” A MÃO NO CÂMBIO

Não é incomum ver motoristas com uma das mãos no volante e a outra na alavanca de câmbio. Seja para repousar o braço ou apenas por costume, essa é uma atitude errada pelo mesmo motivo que dirigir com um braço apoiado na janela: as duas mãos sempre devem estar no volante para ter melhor controle do carro. Mas, no caso o repouso sobre o câmbio, isso ainda pode causar danos ao sistema.



A prática força o funcionamento das marchas de uma forma incorreta e, assim, acaba provocando desgastes que poderão ser sentidos no decorrer do tempo. Com uma maior pressão sob o câmbio, pode acontecer que a pessoa engate uma marcha incorretamente e acabe causando danos à caixa, principalmente em engrenagens e anéis sincronizados.


Seja manual ou automático, manter a mão direita sobre a alavanca de câmbio não é legal. A alavanca de câmbio é conectada a um garfo seletor, que é projetado para fazer contato com um colar giratório por um curto período. Portanto, se você apoiar a mão na alavanca de mudanças, corre o risco de aplicar pressão no garfo seletor, causando desgaste prematuro da peça, o que pode ocasionar dor de cabeça e muito dinheiro gasto desnecessariamente.


Gostou da dica? Continue acompanhando as redes do Centro Automotivo Top Car e fique por dentro do mundo automotivo!


Conheça nossas lojas, agende uma visita: 0800.942.7800

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp_ambiente.webp