Buscar
  • TopCar

MANTENHA A SUSPENSÃO DO SEU CARRO EM DIA

A suspensão é responsável pela sustentação e estabilidade do veículo. O sistema é encarregado por amortecer todos os impactos sofridos e as imperfeições do piso, possibilitando maior conforto e segurança para todos os passageiros. É composto por amortecedores formados por um conjunto com molas, pivôs, barras de sustentação e buchas.


Mas como cuidar deste elemento tão relevante para um bom funcionamento do veículo? Vamos à seguir algumas dicas de manutenção para você cuidar da suspensão do carro.


1. Fique de olho na quilometragem

Cada fabricante tem recomendações específicas para seus produtos, mas a recomendação no geral é que seja feita uma inspeção tanto das molas quanto dos amortecedores a cada 20 mil quilômetros (dependendo dos trajetos que o carro costuma percorrer).


2. Cuidado com os buracos

Evite ao máximo passar por qualquer tipo de buraco, mesmo que sejam pequenos.

O impacto causado por eles na suspensão do seu carro vai diminuir muito a vida útil de molas e amortecedores.



3. Mantenha a manutenção em dia

De nada adianta você fazer a inspeção das molas e amortecedores do seu carro, constatar que há o desgaste, e não fazer a troca dessas peças.

Também não adianta trocar apenas a mola, e manter o amortecedor antigo. Como os dois trabalham em conjunto, a peça antiga pode comprometer e acabar desgastando a nova mais rapidamente.

Por isso o ideal é realizar a manutenção de todas as peças que trabalham juntas sempre que houver a necessidade de manutenção em alguma delas.


4. Atenção ao excesso de peso

Poucas pessoas se preocupam com esse fator, dando atenção apenas ao volume que pode ser transportado – Quanto mais melhor.

O excesso de peso altera o comportamento do carro como um todo, e além diminuir a vida útil da sua suspensão também pode acabar causando acidentes graves.


5. Fazer o alinhamento e balanceamento

É fundamental que o alinhamento e balanceamento sejam realizados a cada 10 mil km rodados, pois um veículo sem essas manutenções está sujeito a trepidações e movimentos bruscos, que podem prejudicar a integridade da suspensão com um todo.

Importante informar que o alinhamento e balanceamento só terão eficiência se as peças do kit suspensão estiverem sem qualquer problema.


Precisando fazer um checkup em seu veículo? Passe na Top Car, o melhor e mais completo auto center!


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp_ambiente.webp