Buscar
  • TopCar

ECONOMIZE COMBUSTÍVEL: DICAS SIMPLES E INFALÍVEIS

Atualizado: Abr 13

Use o acelerador a seu favor


‘Pé fundo’ no acelerador para arrancar com o carro é uma prática completamente desnecessária na maioria dos casos: só aumenta o desgaste de diversos componentes (pneu e embreagem, por exemplo) além de desperdiçar combustível.

Acelere suavemente e passe as marchas na rotação de torque máximo – ideal para máximo desempenho com o mínimo consumo. A maioria dos carros é equipada com conta-giros e ele deve ser usado para esse fim.

Calibragem dos pneus


É importante calibrar o veículo toda semana, pois o pneu vazio aumenta a força que o motor precisa fazer para mover o veículo. É preciso observar a recomendação da pressão indicada pela montadora no manual.


Peso no veículo


A lógica é simples. Um veículo mais pesado precisa de maior aceleração para movimentar-se. Quanto mais carregado, mais o veículo consome. Por isso, é fundamental observar no manual do proprietário o peso máximo recomendado pelas montadoras. Estudos mostram que 40 quilos de excesso de peso aumentam o consumo em até 2%. Faça uma revisão nos objetos inúteis deixados no porta-malas.


Ar-condicionado


Você não vai passar calor, claro. Mas em dias de temperaturas amenas é possível desligar o ar condicionado. Ele aumenta, em média, 20% o consumo do veículo.


Filtros em dia


Os filtros de ar e combustível precisam ser trocados nas datas previstas pelas montadoras, sem desculpas. Em caso de entupimento, eles interferem diretamente na mistura de ar e combustível na câmara de combustão, o que faz o veículo gastar mais, já que a mistura fica irregular.


Não faça controle de embreagem


Outra dica é não ficar fazendo controle de embreagem desnecessariamente. Essa prática, além de elevar o gasto de combustível, ainda abrevia a vida útil do disco de embreagem.


Andar na banguela: desperdício


Andar na banguela não economiza combustível: deixar o carro em ponto morto enquanto ele está em movimento obriga que ele continue sendo alimentado.

Nos carros com injeção eletrônica, há o cut-off, dispositivo que corta a injeção enquanto ele está engrenado e com as rodas em movimentos, pois elas mesmas continuam “girando” o motor.

Andar na banguela só vai exigir mais do sistema de freios – e te provocar um prejuízo mais à frente.


Quer mais dicas automotivas? Acompanhe a Top Car nas redes sociais.

instagram.com/topcarcentroautomotivo

facebook.com/topcar.centroauto


Top Car: O maior, melhor e mais completo centro automotivo!


#BlogTopCar #DicasTopCar

1,806 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
whatsapp_ambiente.webp