- topcar44
Conheça mais sobre Óleos Lubrificantes
Dúvidas sobre óleos lubrificantes veiculares são bem comuns, e normalmente nós deixamos esse assunto nas mãos de profissionais, mas é interessante aprender um pouco a respeito, e você verá que não é coisa de outro mundo.
Funções dos Óleos Lubrificantes
Basicamente, o óleo lubrificante automotivo cumpre três funções indispensáveis para o funcionamento adequado do veículo:
- Responsável por lubrificar as peças e impedir que elas atritem e desgastem – o que pode diminuir a vida útil do motor.
- Ajudar a fazer uma limpeza interna, já que a combustão acumula impurezas, que as partículas de óleo vão ajudar a remover.
- Controlar a temperatura do motor. O óleo fica entre as peças e funciona como um isolante térmico. Sem o óleo, os componentes se encostam e geram muito calor, o que pode fundir o motor.

Tipos de Óleos Lubrificantes
Os óleos lubrificantes automotivos são divididos em três tipos:
MINERAL:
É o mais tradicional e tem menor preço.
Comparado ao sintético ou semissintético, sua tecnologia é inferior. Ele é produzido a partir da combinação de óleos básicos do refino do petróleo, mais aditivos. É utilizado principalmente nos veículos mais antigos que funcionam a gasolina ou a diesel.
SEMISSINTÉTICO:
É a mistura de óleos básicos minerais com sintéticos e aditivos.
Tem preço e qualidade intermediária e possui tecnologia que aumenta a vida útil do motor, reduzindo a formação de depósito, borra e verniz, mesmo em altas temperaturas.
SINTÉTICO:
É produzido a partir da combinação de óleos sintéticos obtidos por meio de um processo de refino severo do petróleo, mais aditivos. Isso permite usar o óleo por mais tempo que os demais, por isso, é o mais caro entre os três tipos. Também reduz a oxidação dos conjuntos, evitando a formação de borra e diminuindo o desgaste das peças do motor. É o mais adequado para veículos mais modernos.
Qual óleo devo usar?
A regra básica é saber o tipo e o óleo indicado pela montadora para o seu carro no manual do proprietário. O uso de óleo inadequado pode trazer muitos problemas e reduzir drasticamente a vida útil dos componentes do motor. Se for usado, por exemplo, um óleo menos viscoso do que o recomendado pela montadora, ele pode não formar uma camada suficiente para impedir o atrito entre as peças.
Não se esqueça de trocar o óleo
A média de duração dos óleos minerais é 3 mil quilômetros. Os óleos semissintéticos, 5 mil quilômetros. E os óleos sintéticos, 10 mil quilômetros.
De qualquer forma é recomendada a troca do lubrificante a cada 12 meses, mesmo que as quilometragens de 3, 5 ou 10 mil km ainda não tenham sido atingidas.
#dicasautomotivas #dicastopcar #blogdatopcar #lubrificantes