Buscar
  • TopCar

Conheça mais sobre Óleos Lubrificantes

Dúvidas sobre óleos lubrificantes veiculares são bem comuns, e normalmente nós deixamos esse assunto nas mãos de profissionais, mas é interessante aprender um pouco a respeito, e você verá que não é coisa de outro mundo.

Funções dos Óleos Lubrificantes

Basicamente, o óleo lubrificante automotivo cumpre três funções indispensáveis para o funcionamento adequado do veículo:

- Responsável por lubrificar as peças e impedir que elas atritem e desgastem – o que pode diminuir a vida útil do motor​.

- Ajudar a fazer uma limpeza interna, já que a combustão acumula impurezas, que as partículas de óleo vão ajudar a remover.

- Controlar a temperatura do motor. O óleo fica entre as peças e funciona como um isolante térmico. Sem o óleo, os componentes se encostam e geram muito calor, o que pode fundir o motor.

Tipos de Óleos Lubrificantes

Os óleos lubrificantes automotivos são divididos em três tipos:


MINERAL:

É o mais tradicional e tem menor preço.

Comparado ao sintético ou semissintético, sua tecnologia é inferior. Ele é produzido a partir da combinação de óleos básicos do refino do petróleo, mais aditivos. É utilizado principalmente nos veículos mais antigos que funcionam a gasolina ou a diesel.

SEMISSINTÉTICO:

É a mistura de óleos básicos minerais com sintéticos e aditivos.

Tem preço e qualidade intermediária e possui tecnologia que aumenta a vida útil do motor, reduzindo a formação de depósito, borra e verniz, mesmo em altas temperaturas.

SINTÉTICO:

É produzido a partir da combinação de óleos sintéticos obtidos por meio de um processo de refino severo do petróleo, mais aditivos. Isso permite usar o óleo por mais tempo que os demais, por isso, é o mais caro entre os três tipos. Também reduz a oxidação dos conjuntos, evitando a formação de borra e diminuindo o desgaste das peças do motor. É o mais adequado para veículos mais modernos.

Qual óleo devo usar?

A regra básica é saber o tipo e o óleo indicado pela montadora para o seu carro no manual do proprietário. O uso de óleo inadequado pode trazer muitos problemas e reduzir drasticamente a vida útil dos componentes do motor. Se for usado, por exemplo, um óleo menos viscoso do que o recomendado pela montadora, ele pode não formar uma camada suficiente para impedir o atrito entre as peças.

Não se esqueça de trocar o óleo

A média de duração dos óleos minerais é 3 mil quilômetros. Os óleos semissintéticos, 5 mil quilômetros. E os óleos sintéticos, 10 mil quilômetros.

De qualquer forma é recomendada a troca do lubrificante a cada 12 meses, mesmo que as quilometragens de 3, 5 ou 10 mil km ainda não tenham sido atingidas.


#dicasautomotivas #dicastopcar #blogdatopcar #lubrificantes

43 visualizações

RECEBA NOSSAS OFERTAS E DESCONTOS

MANDE UMA MENSAGEM

LIGUE AGORA E AGENDE UMA VISITA 0800 942 7800

© 2020 • TopCar Centro Automotivo. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por Rytmo Comunicação