Buscar
  • topcar44

BATERIA PRA CARRO: SAIBA COMO ESCOLHER CORRETAMENTE

A bateria tem a função de fornecer a corrente necessária para todo o sistema elétrico do veículo. Porém, ela é um acumulador de energia, e não um gerador. Depois de ligado o carro, o alternador – este sim, um gerador – repõe a energia que é retirada da bateria na partida e também durante o funcionamento do carro.


Quando o alternador consegue suprir plenamente o consumo pelo sistema elétrico da corrente da bateria, diz-se que o sistema se encontra em equilíbrio, mas se o consumo dos componentes elétricos e eletroeletrônicos exceder a capacidade de geração de energia do alternador, a bateria vai se descarregar.


Versões diferentes de um mesmo modelo de automóvel, por exemplo, podem demandar mais ou menos energia para manter seus componentes elétricos em perfeito estado. Isso porque quanto mais acessórios, maior a necessidade de energia. Caso a bateria comprada esteja fora dos padrões do fabricante, o motorista terá problemas elétricos.


Se você ficou interessado em saber se a escolha da bateria do carro está correta, acompanhe as dicas abaixo:


1. Observe a amperagem (capacidade de Ah) da bateria

Caso a bateria esteja fora dos padrões do fabricante, você poderá ter problemas elétricos em seu veículo.


2. Analise o tamanho da peça

Observe o tamanho da sua bateria e a posição dos polos para garantir que a instalação seja adequada no espaço reservado para a peça.


3. Veja se a bateria de carro tem o selo do Inmetro

A certificação é obrigatória e nenhuma peça importada ou produzida no Brasil pode ser comercializada sem ela.


4. Observe os termos de garantia

Não adquira baterias que não são de marcas confiáveis.


5. Veja se a bateria atende a tecnologia do seu automóvel

Automóveis com tecnologia Start-Stop, por exemplo, precisam de baterias especiais que permitam uma partida mais eficiente.






6 visualizações0 comentário