Buscar
  • topcar44

É preciso cuidados especiais ao dirigir picapes

Devido ao design moderno e ao conforto interior, as picapes ganharam a confiança dos consumidores. No entanto, existem algumas diferenças entre dirigir um carro comum e uma picape.


As picapes grandes, por exemplo, precisam de uma direção cuidada e atenta justamente por causa do tamanho. Por serem mais altas e largas, o motorista deve ter precaução especial na hora de dirigir na cidade ou dentro de estacionamentos.


Sem dúvida alguma, uma das grandes qualidades de uma picape é a sua posição elevada para dirigir, e isso se deve à suspensão mais alta que a suspensão de um carro comum. No entanto, o centro de gravidade fica elevado, e por esse motivo o motorista deve tomar cuidado nas curvas a alta velocidade, para evitar o risco de capotar. É aconselhável diminuir bastante a velocidade para fazer a curvas fechadas.


Mas outros cuidados também devem ser tomados durante a condução:


1) O motorista deve ter maior capacidade de previsão e antecedência. Isso porque os freios não são tão eficazes e perdem eficiência rapidamente devido ao peso do veículo. E mais: devido ao Eixo de Rolagem Longitudinal estar muito abaixo do centro de gravidade, é comum que haja atraso e maior risco nos desvios bruscos (às vezes é melhor passar pelo obstáculo).


2) As curvas precisam de atenção, já que nenhuma picape oferece ESP e nelas os sobres terços são iminentes. O que faz o motorista esquecer-se dessas e muitas outras dicas de segurança é a tração traseira e o elevado torque aliados ao cativante ruído da turbina, além da sensação de segurança.


3) A velocidade de viagem deve ser sempre inferior à de um automóvel pequeno. Infelizmente, muitos motoristas são bem afoitos quando precisam ultrapassar e adoram fazer manobras arriscadas. Como certos tipos de veículo, picapes com chassi exigem cuidados e não toleram imperícia.


Precisando fazer uma revisão completa em sua picape? Passe na Top Car mais próxima de você.


9 visualizações0 comentário